A Xpeng, marca chinesa de veículos elétricos e mobilidade inteligente, assinalou oficialmente a sua entrada no mercado português com três modelos 100% elétricos, prevendo 15 pontos de venda no país até final de 2015.
Representada pela Salvador Caetano Auto, a Xpeng apresenta nesta fase de lançamento uma gama composta pelo SUV Coupé Xpeng G6, pelo SUV familiar Xpeng G9 e pelo sedan desportivo Xpeng P7.
A Xpeng arranca a sua atividade no mercado nacional com dois pontos de venda, em Lisboa e no Porto, e seis no último quadrimestre deste ano. Até final de 2025 contará com 15 concessionários, representando a totalidade da cobertura do território nacional (incluindo ilhas).
Todos os modelos têm cinco anos de garantia/ou 120 mil kms, com assistência em viagem, e a bateria oito anos /ou 160 mil km.
Quanto a vendas, a marca estima comercializar 1.000 unidades em 2025 e 2.000 unidades no ano seguinte.
O evento, na quinta-feira, que marcou a entrada da Xpeng em Portugal contou com a presença de Brian Gu, vice-presidente do conselho de administração e presidente da marca chinesa, e Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto & CEO Distribuição Automóvel Internacional, que assegura também a representação da Xpeng no mercado espanhol.
O grupo Salvador Caetano assegura atualmente, também, em território nacional, a marca chinesa BYD (Build Your Dreams) e a Voyah, Dongfeng e M-Hero, para Portugal e Espanha.
Para o evento de lançamento da Xpeng, a marca trouxe o seu EVTOL, ou carro-voador XPeng X2, símbolo da sua capacidade tecnológica.
Fundada em 2014, a Xpeng tem como principal objetivo da sua estratégia global a entrada no mercado europeu. Está atualmente presente na China, na Austrália, na América Latina, no Médio Oriente e Sudoeste Asiático.