Balança Comercial Negativa em USD 324 milhões Com Compra de Plataforma de Petróleo à China

A balança comercial brasileira registou um défice de USD 324 milhões, face a um excedente de USD 5,1 mil milhões no mesmo mês de 2024, devido à importação de uma plataforma petrolífera da China.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) brasileiro, no mês passado, um dos destaques foi a entrada de plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes, com um aumento de 16.220,6% e um valor de USD 2,66 mil milhões. As compras de automóveis destacaram-se em fevereiro, com um aumento de 84%.

O diretor de Estatísticas e Estudos de Comércio Externo do MDIC, Herlon Brandão, disse que a compra da plataforma é algo “esporádico”. Não fosse isso, a balança teria ficado positiva.

“São investimentos de grande dimensão e esporádicos”, afirmou, citado pelo jornal O Globo.

Brandão salientou não acreditar que a redução das tarifas das importações de alimentos, anunciada na semana passada pelo governo, faça com que o saldo comercial seja negativo.

O resultado mensal é a diferença entre USD 22,929 mil milhões em exportações e USD 23,253 mil milhões em importações. Enquanto as vendas ao exterior caíram 1,8% face a fevereiro de 2024, as compras ao exterior subiram 27,6%.

Em fevereiro, as exportações para a Argentina cresceram 54% e das vendas para os EUA aumentaram 22,9%. Já os envios para a China, Hong Kong e Macau caíram 21,1%.

No acumulado do ano, o comércio externo brasileiro registou um excedente de USD 1,9324 mil milhões. As exportações totalizaram USD 48,25 mil milhões, com uma queda de 3,6% face aos dois primeiros meses do ano passado, enquanto as importações, de 46,32 mil milhões, subiram 19,6%.

Já as exportações apresentaram uma redução de itens importantes como o minério de ferro (36,6%) e o petróleo (21,6%). Houve um aumento de 1,8% de produtos agrícolas e um aumento de 8,1% nos bens da indústria transformadora.

O último défice mensal ocorreu em janeiro de 2022, quando se verificou um défice de USD 59 milhões. É também o pior resultado para meses de fevereiro desde 2015, quando foi contabilizado um saldo negativo de USD 3,05 mil milhões.

 

Other articles

Brazil

Província Chinesa de Shandong na “Vanguarda” da Relação de Pequim com Brasil

Brazil

Inteligência Artificial e Recuperação de Ativos na Agenda do Brasil Para BRICS