BlackRock Reduz Participação na EDP Após Reestruturação

O fundo de investimento norte-americano BlackRock anunciou a redução no capital da EDP, grupo português cujo principal accionista é a China Three Gorges, devido a uma reestruturação que envolveu também a participação na EDP Renováveis.

Segundo comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a BlackRock “comunicou à EDP ter realizado uma restruturação e, em decorrência, terem sido alterados os respetivos títulos de imputação”, sendo agora detentora de uma participação representativa de 6,13% do capital social e dos respetivos direitos de voto da EDP.

Verifica-se, assim, uma redução da participação dado que, de acordo com a última informação reportada a 31 de dezembro de 2023, tal participação era representativa de 6,33% do capital social e dos respetivos direitos de voto”.

Em 22 de abril de 2022, a BlackRock detinha uma participação de 9,37% do capital social e dos respetivos direitos de voto da EDP, indicou ainda.

Já no caso da EDPR, a Blackrock deu conta da respetiva alteração de participação para 3,06% do capital social e dos respetivos direitos de voto da EDP comparativamente aos 3,05% reportados a 07 de agosto de 2024, segundo outro comunicado.

Assim, na sequência das referidas transações, a Blackrock detém uma participação total de 3,06% no capital social da EDPR, correspondente a 31.830.921 direitos de voto, dos quais 30.232.536 dizem respeito a direitos de voto associados a ações (2,907%), e 1.598.385 (0,153%) são direitos de voto através de instrumentos financeiros, concluiu.

 

Other articles

Portugal

EDP Financia Projetos de Energia Renovável em Moçambique e mais 4 Países Africanos

Portugal

China Quer Apoio de Portugal Para “Energia Positiva” nas Relações com Europa