Brasil Anuncia Entrada da Indonésia nos BRICS

A Indonésia tornou-se o novo membro pleno do grupo BRICS, anunciou o Governo brasileiro, que assumiu a presidência anual do grupo a 01 de janeiro.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro saudou o Governo da Indonésia, “detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático”.

“A Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do BRICS, que tem como lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, frisou o Governo brasileiro.

A candidatura da Indonésia recebeu o aval dos líderes do grupo na Cimeira de Joanesburgo, em 2023. Apesar do aval ter sido dado em 2023, a Indonésia pediu para entrar formalmente no grupo apenas após as eleições presidenciais de 2024 e da formação do novo Governo.

O Brasil sucede à Rússia na presidência dos BRICS, termo criado por um analista da Goldman Sachs sobre economias emergentes, e fundado em 2006 por Brasil, Rússia, Índia e China, juntando-se a África do Sul, em 2011, e, em 2024, o Egito, o Irão, os Emirados Árabes Unidos e a Etiópia. O bloco representa mais de 40% da população global e mais de 35% do Produto Interno Bruto mundial.

O combate às alterações climáticas, a utilização de moedas locais, a inteligência artificial e o reforço na integração dos novos membros são prioridades da presidência brasileira dos BRICS.

 

Other articles

Brazil

Universidade de São Paulo Projeta Instituto de Medicina Inteligente na China com Apoio do Banco BRICS

Brazil

Delegação Empresarial Chinesa ao Brasil Gera USD 2 mil milhões em Investimentos