O governo brasileiro anunciou o lançamento da Plataforma Integrada de Serviços Económicos e Comerciais Sino-Latina-Americana para simplificar a importação de biofertilizantes.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional do Brasil Waldez Góes formalizou um protocolo de intenções entre a plataforma e a Companhia Docas de Santana (CDSA), segundo o site Brasil 247.
O acordo abre uma rota marítima direta entre a área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau ao Porto de Santana das Docas, resultando na redução do tempo de transporte em 14 dias, tornando o Porto brasileiro um ponto estratégico entre os dois países.
“Este ano, teremos a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, e uma comitiva está trabalhando para desenvolver essa agenda na China”, disse Góes, destacando os laços profundos entre o Brasil e o país asiático.
O alto funcionário também ressaltou que, desde 2023, o governo do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva continuou a fortalecer os acordos de cooperação com a China, facilitando os negócios e reduzindo as barreiras comerciais, abrindo assim novas oportunidades para impulsionar as relações sino-brasileiras.