China e Brasil querem aproveitar o 50º aniversário das relações diplomáticas para alargar a sua cooperação a novas áreas e colaborar de forma mais estreita na cena internacional, segundo os presidentes dos dois países.
O Presidente chinês, Xi Jinping, enviou nesta quinta-feira uma mensagem de congratulações ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo 50º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, sublinhando que neste período a relação entre os dois países manteve um desenvolvimento estável, com influência global cada vez mais proeminente, abrangente e estratégica.
Ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento e a revitalização de suas respectivas nações, a China e o Brasil também têm desempenhado papéis significativos na contribuição para a paz, a estabilidade e a prosperidade do mundo, acrescentou o Presidente chinês.
Xi enfatizou que, durante a visita bem-sucedida de Lula à China no ano passado, os dois lados chegaram a um consenso significativo sobre a condução e a abertura de um novo futuro para as relações China-Brasil na nova era.
A China está disposta a aproveitar o 50º aniversário das relações diplomáticas com o Brasil como um novo ponto de partida para fortalecer continuamente o alinhamento das estratégias de desenvolvimento entre os dois países, aprofundar os intercâmbios e a cooperação em vários campos, adicionar novas dimensões da era à relação China-Brasil e trabalhar em conjunto para promover a construção de uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado, disse Xi.
Por sua vez, Lula disse que, durante o último meio século, a amizade entre o Brasil e a China foi fortalecida e a cooperação se tornou cada vez mais diversificada.
Atualmente, os dois países mantêm a cooperação em muitos campos e em todos os níveis, para construir conjuntamente um mundo mais próspero, pacífico e justo, acrescentou o Presidente brasileiro.
Os laços Brasil-China são cada vez mais importantes para a construção de uma ordem multipolar, bem como para uma governança global mais justa e eficaz, disse Lula, acrescentando que os laços bilaterais desempenham um papel de apoio na estabilidade e previsibilidade dos dois países e do mundo.
Lula adiantou que, nos próximos 50 anos das relações bilaterais, os dois países traçarão um novo rumo juntos e criarão um futuro compartilhado brilhante.
O vice-presidente chinês, Han Zheng, e o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, também trocaram mensagens de congratulações nesta quinta-feira.