Os governos do Brasil e China avaliaram parcerias na indústria aeronáutica, investimento na indústria automotiva, defesa comercial, comércio electrónico e tecnologia agrícola.
A expansão das relações comerciais e económicas entre os dois países foi discutida esta semana pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do Brasil, Geraldo Alckmin, e vice-ministro de Comércio da China (MOFCOM), Wang Shouwen.
No encontro bilateral, os dois países reforçaram o interesse em procurar sinergias em políticas de desenvolvimento, investimento e integração.
Entre os temas tratados na reunião estão parceria na indústria aeronáutica, investimento na indústria automotiva, defesa comercial, comércio electrónico e tecnologia agrícola.
Os dois governantes encontraram-se em paralelo às discussões sobre Comércio e Investimentos no âmbito do G20, esta semana em Brasília.
Ambos os países se comprometeram a somar esforços pela revitalização da Organização Mundial do Comércio (OMC), que é um dos quatro temas em discussão no Grupo de Trabalho de Comércio e Investimentos do G20.
O sucesso da última reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação (Cosban), realizada em junho na China, também foi lembrado na reunião.
Na ocasião, o vice-presidente Geraldo Alckmin encontrou-se com o presidente da China, Xi Jinping, que virá ao Brasil, em novembro, para a Cimeira do G20 e visita de estado.