Brasileira Vale em Parceria com Empresas Chinesas no Ferro, Aço e Hidrogénio ‘Verde’

O grupo mineiro brasileiro Vale vai avançar em parceria com empresas chinesas em projetos inovadores, como uma unidade de concentração de minério de ferro em Omã e a produção de aço com hidrogénio verde, ambos focados na redução das emissões de carbono.

“Hoje, Brasil e China são os maiores protagonistas da pauta ambiental e, juntos, poderão se destacar no cenário global”, afirmou o vice-presidente de Assuntos Institucionais da Vale, Alexandre D’Ambrosio, em entrevista ao portal Brasil 247.

“O ferro de alto teor e os produtos de valor agregado que a Vale desenvolve são essenciais para a descarbonização da siderurgia e alinhados às metas de sustentabilidade de Brasil e China”, explicou.

A Vale já fornece briquetes de minério de ferro capazes de reduzir em até 10% as emissões de carbono na produção de aço, um setor que responde por 8% das emissões globais de gases de efeito estufa.

O encontro entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o homólogo chinês, Xi Jinping, em novembro em Brasília, resultou na assinatura de 37 acordos de cooperação em áreas como energia, agronegócio, tecnologia, saúde e infraestrutura.

Esses acordos reforçam a posição da China como principal parceiro comercial do Brasil, com um intercâmbio comercial que já ultrapassou US$ 136 bilhões em 2024.

D’Ambrosio vê com otimismo as sinergias entre a Iniciativa Faixa e Rota (BRI), da China, e projetos estratégicos brasileiros, como o Nova Indústria Brasil (NIB) e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

“A conexão entre essas iniciativas tem potencial significativo para impulsionar a neo-industrialização do Brasil, atraindo investimentos estrangeiros diretos para setores-chave, como energia, agronegócio e manufatura”, afirmou.

A colaboração também reflete as prioridades compartilhadas por ambos os governos em áreas como economia digital, inteligência artificial e infraestruturas.

“Essa relação ganha-ganha cria um ambiente propício para a modernização económica, a geração de empregos e o alinhamento às metas ambientais”, concluiu o responsável do grupo mineiro brasileiro.

A Vale, que começou sua parceria com a China em 1973, consolidou-se como uma das principais fornecedoras de minério de ferro do país asiático, que hoje representa mais de 50% das exportações da empresa.

“Por conta disso, a meu ver estamos na melhor fase histórica das relações entre Brasil e China. E a Vale, parceira da China há 51 anos, espera continuar a cooperação, vislumbrando mais ’50 anos dourados’ nessa relação bilateral”, declarou.

 

Other articles

Brazil

Universidade de São Paulo Projeta Instituto de Medicina Inteligente na China com Apoio do Banco BRICS

Brazil

Delegação Empresarial Chinesa ao Brasil Gera USD 2 mil milhões em Investimentos