Brasileira Vale em Parceria com Empresas Chinesas no Ferro, Aço e Hidrogénio ‘Verde’

O grupo mineiro brasileiro Vale vai avançar em parceria com empresas chinesas em projetos inovadores, como uma unidade de concentração de minério de ferro em Omã e a produção de aço com hidrogénio verde, ambos focados na redução das emissões de carbono.

“Hoje, Brasil e China são os maiores protagonistas da pauta ambiental e, juntos, poderão se destacar no cenário global”, afirmou o vice-presidente de Assuntos Institucionais da Vale, Alexandre D’Ambrosio, em entrevista ao portal Brasil 247.

“O ferro de alto teor e os produtos de valor agregado que a Vale desenvolve são essenciais para a descarbonização da siderurgia e alinhados às metas de sustentabilidade de Brasil e China”, explicou.

A Vale já fornece briquetes de minério de ferro capazes de reduzir em até 10% as emissões de carbono na produção de aço, um setor que responde por 8% das emissões globais de gases de efeito estufa.

O encontro entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o homólogo chinês, Xi Jinping, em novembro em Brasília, resultou na assinatura de 37 acordos de cooperação em áreas como energia, agronegócio, tecnologia, saúde e infraestrutura.

Esses acordos reforçam a posição da China como principal parceiro comercial do Brasil, com um intercâmbio comercial que já ultrapassou US$ 136 bilhões em 2024.

D’Ambrosio vê com otimismo as sinergias entre a Iniciativa Faixa e Rota (BRI), da China, e projetos estratégicos brasileiros, como o Nova Indústria Brasil (NIB) e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

“A conexão entre essas iniciativas tem potencial significativo para impulsionar a neo-industrialização do Brasil, atraindo investimentos estrangeiros diretos para setores-chave, como energia, agronegócio e manufatura”, afirmou.

A colaboração também reflete as prioridades compartilhadas por ambos os governos em áreas como economia digital, inteligência artificial e infraestruturas.

“Essa relação ganha-ganha cria um ambiente propício para a modernização económica, a geração de empregos e o alinhamento às metas ambientais”, concluiu o responsável do grupo mineiro brasileiro.

A Vale, que começou sua parceria com a China em 1973, consolidou-se como uma das principais fornecedoras de minério de ferro do país asiático, que hoje representa mais de 50% das exportações da empresa.

“Por conta disso, a meu ver estamos na melhor fase histórica das relações entre Brasil e China. E a Vale, parceira da China há 51 anos, espera continuar a cooperação, vislumbrando mais ’50 anos dourados’ nessa relação bilateral”, declarou.

 

Other articles

Brazil

BYD Compromete-se a Arrancar Produção no Brasil em Março

Brazil

Concorrência Chinesa Traz “Complexidade” a Relação Comercial com Brasil