O fabricante automóvel chinês BYD apresentou um novo modelo para o mercado brasileiro, o seu sexto este ano, a pick-up híbrida BYD Shark, que espera chegar rapidamente ao “top-5” de vendas na maior economia sul-americana.
A BYD já anunciou a assinatura de contratos com empresas brasileiras, desde a produtora de carne JBS até o gigante minerador Vale, para que apoiem a procura pela pick-up híbrida, garantindo a venda de sete de cada dez unidades que esperam produzir no país.
Desde que se iniciou a venda a 03 de outubro, a BYD assegura que os clientes já reservaram 1.000 pick-ups das 1.500 disponíveis, o que representa um “forte aumento” em relação ao lançamento anterior da chinesa no Brasil, o utilitário esportivo elétrico Yuan Pro, do qual foram vendidas 600 unidades na pré-venda.
Assim, o grupo espera que as vendas anuais do BYD Shark no Brasil fiquem entre 10.000 e 15.000 unidades, o que o colocaria entre as cinco pick-ups de médio porte mais vendidos do país sul-americano, concorrendo com a Toyota Hilux, a Ford Ranger e a Chevrolet S10.
O veículo de 436 cavalos de potência vai concorrer num segmento até agora controlado pelos veículos de combustão.
A BYD vendeu 51.203 veículos no Brasil durante os nove primeiros meses deste ano, o que representa um aumento de mais de 700% em comparação com os números de 2023.
Nos planos está um investimento de até 5,5 mil milhões de reais (c. EUR 1.000 milhões) no Brasil para a construção de uma fábrica de veículos no Estado da Bahia, no Nordeste do país, de onde prevê exportar para todo o continente.