O navio da BYD Shenzhen, considerado o maior transportador de automóveis do mundo, iniciou oficialmente a sua primeira viagem oceânica para o Brasil com mais de 7.000 veículos de nova energia a bordo, a partir de Jiangsu, na China.
O Brasil é o maior mercado externo da BYD e a fabricante automóvel tem o crescimento mais rápido de investimentos no Brasil entre as fabricantes automóveis chinesas nos últimos dois anos.
Em 2024, a BYD tornou-se também a “marca que mais cresce” no Brasil com modelos como o BYD Song Pro e o Seagull.
No dia 22 de abril, a BYD realizou uma cerimónia de entrega do Shenzhen, que mede 219,9 metros de comprimento e 37,7 metros de largura, com 12 andares.
O BYD Shenzhen pode viajar a uma velocidade de até 18,5 nós (34,3 km/h) e transportar até 9.200 veículos em simultâneo, o que equivale a uma área de 20 campos de futebol.
O navio adota também um sistema de propulsão de combustível duplo utilizando Gás Natural Liquefeito (GNL) e combustível convencional.
No primeiro trimestre de 2025, a BYD disse que os seus navios transportaram mais de 25.000 veículos de nova energia da China para o estrangeiro.
Este número é reduzido quando comparado com o número de vendas internacionais da BYD no primeiro trimestre, que foi de 206.000 unidades, um aumento anual de aproximadamente 110%.
Só em março, as vendas da BYD no exterior foram de 72.723 unidades. Nos próximos anos, espera-se que a BYD expanda significativamente a sua frota de veículos para satisfazer a procura.