As soluções energéticas da empresa chinesa Guangxi Yuchai Machinery Group são de grande interesse para Cabo Verde, afirmou o embaixador do país africano na China, Arlindo do Rosário.
Como país insular africano com uma grande frota pesqueira, a modernização das tecnologias de energia é essencial para melhorar o desenvolvimento da pesca, disse Rosário em Yulin, na Região Autónoma da Etnia Zhuang de Guangxi (sul), onde integrou uma delegação de 15 diplomatas e representantes de 10 países.
As tecnologias de novas energias oferecem soluções sustentáveis para Cabo Verde, disse o diplomata citado pela Xinhua, ressaltando a importância de estreitar ainda mais as colaborações no âmbito da Iniciativa Faixa e Rota.
Na visita ao Guangxi Yuchai Machinery Group, os diplomatas exploraram as novas capacidades de produção e a expansão internacional da empresa. Os motores de alta eficiência térmica da Yuchai servem clientes em toda a região da ASEAN, e agora a empresa está a acelerar sua presença no mercado internacional.
Rosário observou que, em 2026, será celebrado o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Cabo Verde e China e expressou a esperança de que o país se torne uma plataforma de investimentos para empresas chinesas nos setores de turismo, saúde, finanças e economia azul.
O diplomata cabo-verdiano também convidou empresas de Guangxi a visitar Cabo Verde para explorar oportunidades de cooperação mútua nas áreas de cultura e turismo, e afirmou seu desejo de aprofundar ainda mais as relações bilaterais no futuro.
A visita, imersa no clima festivo do Ano Novo Chinês, proporcionou aos visitantes uma visão detalhada do desenvolvimento da cidade, que, com suas tradições e inovações, converteu-se num ponto estratégico no âmbito da Iniciativa Faixa e Rota.
Aires Elísio Aparício Guterres, conselheiro da embaixada de Timor-Leste na China, referiu que Timor-Leste está focado em aprimorar o processamento de especiarias, a construção de marcas e a capacidade de comércio internacional, com o objetivo de aprender com a experiência da China nas áreas de agricultura moderna, logística e marketing para impulsionar ainda mais o setor.