Dongfeng, Voyah e M-Hero, três marcas de automóveis do Grupo Dongfeng Motor Corporation, um dos maiores fabricantes da China, passaram a estar representadas em Portugal pela Salvador Caetano Auto.
O anúncio oficial do arranque da importação das três marcas do Grupo Dongfeng foi feito na semana passada por Ricardo Lopes, CEO da Salvador Caetano, num evento na região de Lisboa, que contou com a presença de responsáveis da marca chinesa e da Associação Comercial Portugal-China, entre outros.
O grupo Salvador Caetano ambiciona vendas da ordem das mil unidades em 2025 e 2.000 unidades em 2026.
As três marcas, todas nesta fase com propostas 100 % elétricas, vêm juntar-se ao portefólio de marcas chinesas do grupo Salvador Caetano, onde se incluem já a BYD e a X-Peng.
A marca Dongfeng, que assume uma posição generalista no conjunto de marcas do grupo chinês, entra em Portugal com um primeiro modelo citadino designado Box, com cerca de 4 metros de comprimento, 95 cv de potência e 310 km de autonomia. O modelo é proposto com um preço de lançamento desde 26.750 euros (22.750 euros com incentivo de abate, IVA incluído).
Em 2025, a marca Dongfeng tem previsto o lançamento de um SUV do segmento C e de uma berlina designada 007.
Já a submarca Voyah, mais exclusiva, que se posiciona no segmento de veículos de luxo totalmente elétricos do Grupo Dongfeng, entra em Portugal com dois utilitários-desportivos do segmento E, o Free (4,90 m, 489 cv, 500km de autonomia) e o Courage (4,72 m, versão RWD Exclusive 292 cv/ 476 km autonomia e versão AWD Luxury 435 cv/ 446 km autonomia). A terceira proposta da marca é o monovolume Dream (5,30 m, 435 cv/ 482 km de autonomia). Em 2025, o modelo Voyah Passion irá juntar-se às ofertas da marca.
A terceira insígnia a chegar é a M-Hero, submarca da Dongfeng especializada em veículos todo-o-terreno e SUV de altos desempenhos tecnologicamente avançados.
Com ‘design’ inspirado em veículos militares, a M-Hero propõe o modelo M-Hero I, um todo-o-terreno com 4,987 metros de comprimento e quatro motores elétricos, com 1.088 cv de potência e uma bateria de 142,7 kWh. Apesar das suas 3,5 toneladas de peso, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos.
O M-Hero I possui uma capacidade de efetuar subidas com ângulos até 45º e pode desempenhar o modo caranguejo (crab-walking mode) graças às rodas traseiras direcionais. Está disponível para encomenda.
Luís Santos, COO da Salvador Caetano, que fez a apresentação dos produtos da Dongfeng, revelou a estratégia do grupo em termos de expansão e formação qualificada da rede concessionários com 15 concessões em Portugal e Ilhas para assegurar a 100 por cento de cobertura do mercado.
Em termos logística e peças, as três marcas da Dongfeng contam atualmente com um armazém em Madrid e em 2025 abrirá um armazém central na Holanda.