China Aberta a Apoiar São Tomé e Príncipe no Turismo, Agricultura e Economia Azul

A China está pronta para trabalhar com São Tomé e Príncipe para promover a cooperação pragmática  no turismo, agricultura, pecuária, economia azul e economia verde, afirmou o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

Li manteve conversações na sexta-feira com o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, em visita oficial a Pequim à margem da Cimeira 2024 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).

Segundo o chefe do governo chinês, Pequim pretende impulsionar ativamente projetos de construção de infraestruturas e aprofundar a cooperação em assistência médica e saúde, disse Li.

A China está disposta a fortalecer a comunicação e a coordenação com São Tomé e Príncipe em questões internacionais e regionais, como reformas institucionais financeiras internacionais, paz e segurança, resposta às mudanças climáticas e proteção ecológica, disse Li.

Trovoada disse que São Tomé e Príncipe está pronto para aproveitar a elevação das relações bilaterais a uma parceria estratégica como uma oportunidade para consolidar a confiança política mútua.

O chefe de governo são-tomense apontou ainda a intenção de expandir a cooperação em economia e comércio, infraestruturas, energia, agricultura, indústria, educação e cuidados de saúde.

Após as conversas, Li e Trovoada testemunharam a assinatura de documentos de cooperação bilateral sobre desenvolvimento económico, desenvolvimento verde, exportações de grãos de cacau para a China, inspeção e quarentena alfandegárias, organizações de notícias e comunicação social.

Em Pequim, o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe elevaram as relações bilaterais ao nível de uma parceria estratégica.

 

Other articles

Angola

Cooperação China-África Impulsonou Industrialização Africana

Angola

China Quer Aprofundar Cooperação com África em Cadeias Industriais e de Abastecimento