O Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que o projeto portuário de Chancay, no Peru, demonstra o reforço da parceria entre China e América Latina.
Para Lin Jian, a parceria sino-latino-americana trouxe benefícios tangíveis para o desenvolvimento socioeconómico dos países da região e o projeto portuário de Chancay, no Peru, é exemplo disso.
Citando as palavras do presidente chinês, Xi Jinping, ressaltou que a infraestrutura é de grande importância para a iniciativa Faixa e Rota e também para a América Latina como um todo.
Após a inauguração da primeira fase da obra, o tempo de transporte marítimo entre China e Peru será reduzido para 23 dias, e o custo de logística terá uma economia de mais de 20%. Além disso, o projeto vai gerar anualmente USD 4,5 mil milhões e mais de 8 mil postos de trabalho para a população local.
O diplomata chinês afirmou que a China está comprometida em desenvolver relações de amizade e parceria com as nações latino-americanas, com base nos princípios de respeito mútuo, igualdade e benefícios recíprocos, abertura e inclusão, assim como cooperação de ganhos compartilhados.