O embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, elogiou a aproximação cultural proporcionada pela intensificação progressiva do ensino de português nas universidades chinesas e a crescente difusão do chinês e da cultura chinesa em Portugal.
O diplomata falava na 4ª Reunião Internacional “Diálogos Transculturais Portugal-China”, que coincidiu com as comemorações do 10º aniversário do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, em Portugal.
O evento reuniu mais de 70 especialistas e académicos de diversos países e regiões para abordarem temas como a construção conjunta da Iniciativa Faixa e Rota, diálogos com base em línguas, História, culturas, turismo e intercâmbios artísticos.
Citado pela CGTN, o embaixador da China em Portugal salientou no seu discurso que este ano marca o 20º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre os dois países.
Zhao Bentang também salientou a intensificação progressiva do ensino de português nas universidades chinesas e a crescente difusão do chinês e da cultura chinesa em Portugal, cuja influência continua se expandindo.
O Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro foi co-fundado em 2015 pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian e pela Universidade de Aveiro e, em 2023, foi reconhecido como Instituto Confúcio Modelo Global.
Desde a sua criação, já formou mais de 20 mil alunos de língua chinesa e organizou cerca de mil atividades culturais.