China Entrega Maternidade a Cabo Verde em Julho

A construção da nova maternidade do Hospital Baptista de Sousa (HBS), na ilha cabo-verdiana de São Vicente, entrou em fase de acabamentos e deverá ser entregue pela cooperação chinesa em Julho.

Com mais de 5.700 metros quadrados, a nova maternidade do HBS também terá serviços de pediatria, obstetrícia e ginecologia, com mais de uma centena de camas, urgências obstétrica e pediátrica, ambulatório, internamento, unidades de cuidados intensivos de pediatria e neonatal e bloco operatório.

No local, Wang Shenghui, engenheiro chefe da obra, disse ao Expresso das Ilhas e Rádio Morabeza, que o edifício hospitalar será entregue “totalmente equipado”, trazendo melhorias no acesso [à saúde] e os profissionais terão equipamentos para ajudar no atendimento da população”.

“A nível energético, e devido à questão da sustentabilidade, o último piso estará equipado com painéis solares. Além do cuidado que tivemos, por exemplo, com a questão do escoamento de água quando chove e a impermeabilização da cobertura. Também destacamos a questão dos equipamentos hospitalares, a que demos muita atenção. Serão equipamentos avançados, tecnologia avançada. Consideramos que será uma das melhores infraestruturas hospitalares do país”, observa.

A empreitada foi executada por trabalhadores nacionais e de nacionalidade chinesa, com mais de duas centenas de contratações no mercado local.

Em Dezembro de 2023, presente na cerimónia de lançamento das obras, o então embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Xu Jie, enquadrou a nova maternidade do HBS no quadro mais vasto das relações entre os dois países. “Promover a economia e melhorar a qualidade de vida do povo são as prioridades do governo de Cabo Verde, também com uma orientação importante para a cooperação”, disse.

A saúde tem sido uma das áreas preferenciais da cooperação bilateral. Em 2024, assinalaram-se 40 anos do início de uma colaboração sectorial que continua a dar frutos, concretizada através da formação de profissionais, doação de equipamentos médicos, construção e renovação de infraestruturas de saúde e do envio regular de equipas médicas chinesas para missões no arquipélago.

Em Cabo Verde, a CRCC14 já executou diferentes projectos, nomeadamente nas áreas da habitação, saúde e educação.

 

Other articles

Angola

China EXIM Financia Projectos Estratégicos de Infra-estruturas e Comércio em África

Cabo Verde

Cabo Verde Interessado em Soluções Energéticas da Guangxi Yuchai Machinery Group