A China ofereceu ao governo brasileiro um lote de caças Chengdu J-10, em troca de acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no estado do Maranhão, noticiou a imprensa local.
As discussões com as autoridades militares brasileiras não avançaram, devido a restrições orçamentais e à decisão de priorizar o programa dos caças Saab Gripen, segundo a revista Veja.
Funcionários do Ministério da Defesa observaram que a China frequentemente oferece equipamentos militares ao Brasil, mas limitações financeiras frequentemente impedem a concretização dessas ofertas.
Centro de Alcântara é importante para o lançamentos de satélites. Segundo analistas citados pela imprensa brasileira, conceder acesso chinês a Alcântara poderia complicar as parcerias de defesa existentes do Brasil.
O acesso poderia melhorar as capacidades de lançamento de satélites da China e expandir suas atividades na América Latina.
O Chengdu J-10 é um caça multifunção, sugerido para preencher a lacuna operacional entre os Super Tucano e os Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB).