China Promete Apoio de USD 50 mil milhões a África em 3 Anos

A China vai desembolsar CNY 360 mil milhões (c. USD 50 mil milhões) para financiar o desenvolvimento de África ao longo dos próximos três anos, afirmou Wang Yi, ministro dos Negócios Estrangeiros chinês.

Em visita à Namíbia, Wang anunciou também 30 projectos de infraestruturas e renovou a promessa de aumentar as importações agrícolas africanas, uma intenção que já tinha declarado na anterior edição da FOCAC, em Dakar, em 2021.

Wang Yi iniciou na Namíbia um périplo que assinala o 35.º ano consecutivo em que o chefe da diplomacia chinesa faz a primeira viagem do ano a África. O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês irá também à República do Congo, ao Chade e à Nigéria, até 11 de janeiro.

Ao confirmar a viagem de Wang, numa conferência de imprensa, a porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, classificou a deslocação a África como uma “excelente tradição”, que procura “aprofundar a cooperação prática em vários domínios e promover o desenvolvimento sustentado e profundo das relações China-África”.

Mao afirmou que Namíbia, a República do Congo, Chade e Nigéria são “parceiros de cooperação amigáveis da China” e que Wang tem como objetivo “promover a implementação” dos resultados do último Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, na sigla em inglês), realizado em setembro, em Pequim.

 

Other articles

China

Exportações da China para Países Lusófonos Sobem 17%

China

Relações da China com Brasil e América Latina no Foco de Xi Jinping