Chinesa Huaxin Cement Compra Uma das Maiores Pedreiras do Brasil

A empresa chinesa de materiais de construção Huaxin Cement entrou no mercado do Brasil com a compra a Embu S.A. uma das principais pedreiras do país sul-americano, por USD 186 milhões.

A motivação para a Huaxin adquirir a Embu deve-se ao seu interesse no mercado brasileiro, que a empresa chinesa considera “rico em recursos naturais, com uma população de 213 milhões de habitantes, um ambiente amigável para investimentos estrangeiros diretos e que tem um potencial significativo para desenvolvimento económico, indicou a empresa.

Outra questão levada em conta é que o Brasil é o primeiro país da América Latina que estabeleceu uma parceria ampla e estratégica com a China, segundo Huaxin.

A aquisição da Embu é um passo importante na sua estratégia de diversificação geográfica, e que deve servir como um contrapeso para a queda de procura no seu mercado doméstico.

“Representa uma expansão adicional da companhia nos mercados emergentes e é um marco especial para desenvolver o mercado de material de construção na América Latina, já que é a primeira entrada da companhia — e de qualquer grande cimenteira chinesa — no mercado brasileiro”, adiantou.

A Embu é um dos maiores produtores de agregados da Região Metropolitana de São Paulo, com uma capacidade de produção anual de 8,5 milhões toneladas. Em operação há mais de 60 anos, possui quatro pedreiras na região: Itapeti (em Mogi das Cruzes), Embu (Embu das Artes), Juruaçu (Perus) e Viracopos (Itupeva).

Segundo a imprensa brasileira, a venda foi realizada através de um processo competitivo, que contou com a assessoria do Itaú BBA.

 

Other articles

Brazil

Participação da China nas Exportações Brasileiras Recua em 2024

Brazil

Grupo Chinês Midea Inicia Produção em Nova Fábrica no Brasil