Cimenteira e Cervejeira da China International Fund em Angola Com Interessados Chineses

As unidade de cimento e produção de cerveja do grupo empresarial chinês China International Fund (CIF) em Angola contam com vários interessados chineses, segundo fonte oficial. 

Em comunicado, o Instituto de Gestão de Ativos e Participação do Estado (IGAPE) indica que vão a leilão, nos próximos dias, cinco empresas das áreas de bebidas, cimentos, logística e automóvel.

O IGAPE refere que foram admitidos os relatórios finais de qualificação submetido pelas Comissões de Negociação, referentes à Fábrica de Cimento CIF e Centro de Logística CIF, Fábrica de Cerveja (CIF Lowenda) e à Unidade de Montagem de Automóveis CIF SCG.

De acordo com os referidos relatórios, foram qualificadas para concorrer à privatização da fábrica de Cerveja (Lowenda), cujo leilão se realiza na quinta-feira, as empresas chinesa Rushan Shuguang Cerveja LTD e a Unique Beverages (pertencente ao grupo indiano Noble Group).

Na corrida à fábrica de Cimento CIF e Centro de Logística, com leilão previsto para a próxima segunda-feira, estão os consórcios angolano Griner/Ciment/Mercons e chinês H&S/Yupeng, e as empresas Huaxin Cement, LTD (chinesa) e a Moçambique Dugongo.

O único concorrente qualificado para a fábrica de montagem de automóveis é a empresa OPAIA S.A, do empresário angolano Agostinho Kapaia.

Dezenas de imóveis e indústrias pertencentes ao CIF foram apreendidos em 2020 pelo Serviço Nacional de Recuperação de Ativos da Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito de investigações relacionadas com o combate à corrupção e recuperação de bens pagos com fundos públicos.

A CIF é uma empresa privada chinesa com sede em Hong Kong e um escritório em Pequim, fundada em 2003 para financiar projetos de reconstrução nacional e desenvolvimento de infraestruturas nos países em desenvolvimento, principalmente em África.

 

Other articles

Angola

China Merchants Heavy Industry Inicia Construção de Plataforma Petrolífera FPSO Kaminho

Angola

Nova Embaixadora de Angola em Pequim Inicia Funções