Companhia Aérea Timorense Aero Dili Inicia Ligação a Xiamen

A companhia aérea timorense Aero Dili inaugura na próxima sexta-feira a rota entre Dili e a cidade chinesa de Xiamen, enquanto prepara a expansão para outros países na região.

Lourenço de Oliveira, diretor executivo daquela empresa privada, afirmou à Lusa, na sede da empresa em Díli, que decidiu abrir a rota para Xiamen porque esta “representa um grande mercado”, tendo em conta os milhares de chineses que vivem no território timorense.

Mas, salientou, também porque quando começou há dois anos a voar para Bali, na Indonésia, e depois para Singapura, a comunidade chinesa lhe pediu para fazer uma rota direta.

“O processo não foi fácil”, disse o empresário timorense, mas o dia 14 de fevereiro marca o início do voo para Xiamen, cidade da província de Fujian, no sul da China.

A ligação entre as duas cidades demora cerca de 05:20 horas e a viagem de ida e volta vai custar cerca de USD 1.060.

Questionado pela Lusa sobre se a expansão da empresa inclui ligações aéreas para a Austrália, Lourenço de Oliveira disse que já está a “submeter os documentos”.

“Se aprovarem, tenho planos para fazer a rota Díli/Darwin e Díli/Melbourne”, afirmou.

Lourenço de Oliveira disse também que o futuro da companhia é de sucesso, principalmente se Timor-Leste for admitido como membro pleno na Associação das Nações do Sudeste Asiático, processo que as autoridades esperam concluir ainda no decorrer deste ano.

Criada em 2023, a Aero Dili fez o seu voo inaugural para Denpasar, Bali, em março do mesmo ano, e atualmente voa todos os dias para a capital daquela ilha indonésia.

No ano passado iniciou a ligação a Singapura com um voo semanal e também tem várias ligações semanais a Oecussi, enclave timorense situado no lado indonésio da ilha.

A Aero Dili tem dois aviões, o segundo tem chegada prevista em março.

“Estou a precisar de um outro avião para cumprir os critérios”, disse o empresário, salientando que para Singapura está prevista a realização de dois voos semanais e que aguarda a assinatura de um acordo aéreo entre Timor-Leste e a Tailândia para começar também a voar para aquele país.

O empresário timorense afirmou que decidiu formar a Aero Dili, porque passados mais de 20 anos o país não tinha uma empresa aérea de bandeira nacional, apesar de antes operar as ligações aéreas entre a capital timorense e Bali com voos ‘charter’.

 

Other articles

Timor-Leste

Governo de Timor-Leste Espera Mais Turismo e Impulso Económico com Voo Dili-Xiamen

Timor-Leste

Universidades Normal do Sul da China e Timor Lorosa’e Criam Laboratório Conjunto