Uma delegação de empresários chineses, organizada pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, na sigla inglesa), realizou uma visita ao Brasil que gerou USD 2 mil milhões em investimentos.
Yang Fan, porta-voz do CCPIT, afirmou numa conferência de imprensa que durante a visita instituições e empresas da China e do Brasil assinaram vários acordos de cooperação nas áreas de compra de produtos agroalimentares, mineração e participação na Exposição Internacional da Cadeia de Abastecimento da China (CISCE, em inglês).
A delegação chinesa foi composta por representantes de mais de 40 empresas que operam em setores estratégicos, como a agricultura, a transformação alimentar, as finanças, as infraestruturas, a energia, as telecomunicações e a saúde, reforçando o compromisso de expansão das oportunidades de negócio e de investimento entre os dois países.
A delegação, que esteve no Brasil até domingo, visou aprofundar a implementação dos consensos estratégicos estabelecidos pelos líderes dos dois países e reforçar a cooperação económica e comercial bilateral.
O presidente do CCPIT, Ren Hongbin, liderou a comitiva em encontros com importantes representantes do setor político e empresarial brasileiro, visitou empresas locais de destaque e participou no Fórum Económico e Comercial China-Brasil.
Ren salientou a disponibilidade da China para trabalhar com o Brasil para concretizar os resultados da visita de Estado do líder chinês, aprofundar a cooperação económica bilateral e ampliar a colaboração estratégica em plataformas multilaterais como o G20 e os BRICS.
Além disso, reiterou o convite para que as empresas e instituições brasileiras participem na terceira edição da CISCE.