EDP Planeia Expansão de “Marketplace” de Energia Piclo para Ásia-Pacífico

A EDP, que tem como maior accionista a China Three Gorges, investiu, através da EDP Ventures, na tecnológica britânica Piclo, um “marketplace” de energia, que pretende agora expandir, nomeadamente para a Ásia-Pacífico e Estados Unidos.

O valor do investimento não foi revelado, mas no financiamento participaram também o Clean Growth Fund (CGF) e a Future Energy Ventures (FEV). Esta ronda antecede uma maior que está a ser preparada para o final de 2024, indica a EDP.

“As soluções de software da Piclo permitem aos compradores e vendedores de capacidade de eletricidade negociar, tornando as redes de energia mais inteligentes, mais flexíveis e sustentáveis, contribuindo para o processo de descarbonização das redes elétricas”, afirmou a EDP em comunicado.

A Piclo entrou no mercado português no final de 2022, através de uma parceira com a E-Redes. No ano passado, a empresa angariou 9,4 milhões de euros numa ronda série B (a EDP não participou) para lançar novos produtos e aumentar a sua expansão geográfica. O valor agora arrecadado servirá para o mesmo propósito. A Piclo já opera no Reino Unido, Irlanda, Itália, Austrália, Estados Unidos e Portugal.

A EDP indica que a plataforma da Piclo é uma das maiores do mundo, com mais de 300 mil ativos registados, totalizando mais de 22 GW de capacidade flexível. A empresa tem adjudicados contratos de flexibilidade no valor de 74 milhões de libras e adquiriu mais de 2,6 GW de capacidade flexível.

“Estamos muito satisfeitos em nos juntar à CGF e à FEV como os únicos investidores externos nesta rodada de financiamento e estamos entusiasmados em fortalecer nossa parceria com a Piclo”, adiantou Frederico Gonçalves, diretor-geral da EDP Ventures.

“Esta colaboração irá melhorar os nossos recursos de energia distribuída, como o armazenamento descentralizado e os recursos industriais e residenciais, a nível global. Com esta parceria, pretendemos contribuir ainda mais para a descarbonização dos sistemas energéticos mundialmente e explorar novas oportunidades nos mercados de flexibilidade”, acrescenta.

Já James Johnston, CEO da Piclo, sublinha que o novo investimento “irá apoiar o crescimento da nossa presença em novos mercados, nomeadamente a expansão para os EUA e a Ásia-Pacífico”.

“Desde o nosso lançamento em 2018, temos ajudado os operadores de rede em todo o mundo a aproveitar a flexibilidade como uma solução essencial para modernizar a rede. As nossas soluções inovadoras são utilizadas para maximizar a capacidade da rede e ajudar os Recursos Energéticos Distribuídos a aceder a mais mercados e a aumentar as receitas. Estamos a ajudar a colocar mais energias renováveis em linha, a descarbonizar as redes mundiais e a garantir um futuro mais sustentável”, conclui.

 

Other articles

Portugal

Mota-Engil Fecha Contratos de EUR 1,4 mil milhões na Mineração de Ouro em África

Portugal

Portugal Procura Investimento de Fundos Soberanos de Singapura