EDP Planeia Investimentos no Brasil em Distribuição, Transmissão, Renováveis e Mercado Livre

A EDP planeia investir no Brasil em distribuição, transmissão, renováveis e mercado livre, afirmou João Marques da Cruz, presidente para a América do Sul do grupo, que tem como maior accionista a China Three Gorges.

Marques da Cruz afirmou à Lusa no estado brasileiro do Espírito Santo que a aposta na América do Sul, e especialmente no Brasil, é para continuar a ser reforçada.

Para já, existe o compromisso de investimento de 25 mil milhões de reais (EUR 3,77 mil milhões) até 2030, sendo que a EDP fará no último trimestre do ano “uma atualização do seu plano de negócios e dos números para o investimento nas várias regiões”, disse.

“O Brasil é o centro da América Latina e as oportunidades, objetivamente, nós queremos investir em transmissão, vai haver leilões de transmissão este ano, nós estamos a estudar já esses lotes, se ganhamos ou não, não sabemos”, sublinhou.

Outra das apostas da empresa no futuro será no “investimento em distribuição, investimento em transmissão, investimento em geração renovável, investimento no mercado livre de energia”, considerou.

“Porque não nos podemos esquecer que o Brasil vai liberalizar o mercado em 2030 e haverá 214 milhões de novos consumidores em mercado livre”, disse.

Marques da Cruz  disse ter a “certeza absoluta” de que a concessão de prestação de serviços públicos de energia elétrica no estado brasileiro do Espírito Santo vai ser renovada.

“Penso que há um consenso da parte do regulador e do Ministério das Minas e Energia (…) É uma questão de mais dia menos dia”, frisou.

A concessão que a EDP tem desde julho de 1995 no Espírito Santo termina a julho em 2025.

Na mesma ocasião, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que lidera o consórcio dos governadores para a ação climática, também se mostrou confiante na renovação: “tenho a certeza que vai dar certo”.

No final de fevereiro, a empresa anunciou que João Marques da Cruz deixará a presidência da EDP no Brasil e na América do Sul em 31 maio e será substituído por João Brito Martins.

João Brito Martins desempenha funções no grupo EDP desde 2005, tendo sido diretor-geral da EDP Espírito Santo, entre 2017 e 2020, no Brasil e posteriormente vice-presidente de Distribuição da EDP Brasil, até dezembro de 2021. Em janeiro de 2022, foi designado administrador da E-Redes em Portugal.

No Brasil, a EDP oferece soluções energéticas para empresas, como energia solar e venda de eletricidade no mercado livre. Também assegura a distribuição de energia a cerca de 3,8 milhões de clientes nos estados de São Paulo e Espírito Santo.

 

Other articles

Brazil

Trocas Comerciais Brasil-China Batem Recorde no 1º Trimestre

Brazil

China Rejeitou 28 Produtores de Carne Bovina Brasileiros