Embaixador da China em Portugal Aposta em Fortalecimento de Laços na Indústria Cerâmica

O embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, pretende o fortalecimento de laços entre os dois países na indústria cerâmica, em particular na região das Caldas da Rainha (centro).

O diplomata foi recebido na semana passada pelo presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, nos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita à fábrica de cerâmica Molde. A visita foi organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal-China conjuntamente com o empresário local Paulo Pessoa de Carvalho.

Após a receção formal na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o embaixador e a sua comitiva, acompanhados por Bernardo Mendia, secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria Portugal-China, e Paulo Pessoa de Carvalho, dirigiram-se à Molde.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Paulo Pessoa de Carvalho disse que “o embaixador mostrou grande interesse no processo de fabrico e nas possibilidades de inovação, com destaque para os produtos diferenciados que podem captar o interesse do mercado chinês”.

A visita terminou com a oferta de um serviço de chá personalizado ao diplomata, símbolo de hospitalidade e de uma “possível aproximação entre a indústria cerâmica portuguesa e o crescente mercado asiático”. Segundo o empresário, “as trocas de experiências deixaram em aberto a oportunidade de futuras relações comerciais entre os dois países, fortalecendo laços no setor”.

Na reunião com o presidente da autarquia, o embaixador da China em Portugal mostrou o interesse em futuras relações económicas e culturais entre a China e Caldas da Rainha e sugeriu uma geminação com uma cidade ou província chinesa. “Queremos fortalecer as relações comerciais entre a China e Caldas da Rainha, fazendo acordos bilaterais”, afirmou.

O diplomata apresentou alguns dados sobre a relação diplomática entre China e Portugal, que está a assinalar o 45º aniversário. Revelou que o comércio entre os dois países passou de 200 mil dólares para 8,7 mil milhões de dólares. Referiu ainda que o investimento chinês em Portugal excedeu os 12 mil milhões de dólares, tornando a China o quinto maior país investidor em Portugal.

O embaixador recordou que Portugal “é um dos “países mais amigáveis da China na União Europeia e um parceiro estratégico global, compartilhando boas relações nas áreas da política, do comércio e também de amizade entre os dois povos”.

O presidente da Câmara salientou os eixos de desenvolvimento do território, destacando a cultura, o turismo, a educação e algumas grandes empresas sediadas nas Caldas da Rainha.

Vitor Marques realçou ainda a importância da comunidade chinesa nas Caldas da Rainha e também mostrou interesse na oportunidade de cooperação com uma cidade ou província da China.

 

Other articles

Portugal

Mota-Engil Fecha Contratos de EUR 1,4 mil milhões na Mineração de Ouro em África

Portugal

Portugal Procura Investimento de Fundos Soberanos de Singapura