Empresa Construtora Brasil Passa a Ser 100% Controlada pela Portuguesa Mota-Engil

A Empresa Construtora Brasil (ECB) está em vias de ser 100% detida pelo grupo português de infraestruturas Mota-Engil, que tem entre os principais accionistas a chinesa CCCC.

A construtora portuguesa liderada por Carlos Mota Santos, que já detém 50% da ECB, sexta maior empresa brasileira do sector, pretende ficar com a metade remanescente e que pertence à família Rezende, avançou a Globo.

A ECB opera no setor da construção, como infraestruturas rodoviárias, mineiras industriais e ferroviárias, manutenção urbana e saneamento, barragens, entre outras.

Fundada em 1945, a ECB está sediada em Belo Horizonte e, ao longo das últimas décadas, foi responsável por obras como o Aeroporto de Londrina (Paraná), parte da Ferrovia Carajás, encomendada pela Vale no Pará.

A ser bem-sucedida, esta aquisição da ECB retira os Rezende de cena e a cotada portuguesa fica com 100% deste negócio que fatura cerca de EUR 250 milhões e que se encontra logo atrás da OEC (antiga Odebrecht) e da Acciona em termos de quota de mercado no país.

A subsidiária da Mota-Engil no Brasil adquiriu em 2012 uma participação maioritária na ECB por 52,6 milhões de reais (EUR 19,4 milhões) e acordou a injeção de parte desse valor na sociedade através de aumento de capital.

O objetivo foi a expansão internacional para acelerar o crescimento da empresa e aumentar o contributo do mercado brasileiro para o volume de negócios na América Latina.

 

Other articles

Brazil

Universidade de São Paulo Projeta Instituto de Medicina Inteligente na China com Apoio do Banco BRICS

Brazil

Delegação Empresarial Chinesa ao Brasil Gera USD 2 mil milhões em Investimentos