Brasil Desenvolve Vacina Contra Dengue com Apoio de Farmacêutica Chinesa

 

A primeira vacina de dose única contra a dengue no Brasil 100% nacional, desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Biologics, começará a ser administrada em 2026.

O governo brasileiro planeia fornecer 60 milhões de doses da vacina aos sistemas de saúde brasileiros, a partir do próximo ano, com a possibilidade de ampliar a oferta conforme a procura e a capacidade de produção.

De acordo com o Instituto Butantan, a vacina é tetravalente, ou seja, capaz de proteger contra os quatro tipos de dengue, e é indicada para pessoas entre 2 e 60 anos.

A proteção começa a ser efetiva aproximadamente 10 a 15 dias após a aplicação e permanece eficaz por até 3,7 anos, especialmente contra os vírus dos tipos 1 e 2 da dengue.

Devido à cooperação entre o instituto brasileiro e a empresa chinesa, ao abrigo do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde do Brasil, estima-se que a capacidade de produção e fornecimento da vacina 100% nacional aumente em 50 vezes. O projeto já foi aprovado e está na fase final de desenvolvimento tecnológico.

No ano passado, o Brasil registou um aumento significativo nos casos de dengue. Atualmente, existem apenas duas vacinas contra a dengue disponíveis no mercado brasileiro, ambas importadas, que continuarão sendo os principais métodos de prevenção contra a doença.

A WuXi Biologics, com sede em Wuxi, na China, foi fundada em 2010 e listada na Bolsa de Valores de Hong Kong em 2017.

 

Other articles

Brazil

Trocas Comerciais Brasil-China Batem Recorde no 1º Trimestre

Brazil

China Rejeitou 28 Produtores de Carne Bovina Brasileiros