Entrada de Timor-Leste na Organização Mundial do Comércio (OMC) Aprovada

A entrada de Timor-Leste na Organização Mundial do Comércio (OMC) foi aprovada pelos membros da organização na XIII Conferência Ministerial e oficializada nesta sexta-feira, tornando o país do sudeste asiático o 166º membro do organismo regulador global.

O protocolo de adesão, após ser aprovado em 03 de junho pelo  parlamento timorense, foi entregue no dia 22 de julho pelo vice-primeiro-ministro timorense, Francisco Kalbuadi, à diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala.

“Fico emocionada em dar as boas-vindas a Timor-Leste como um novo membro da OMC, pouco depois das Comores”. país que também conseguiu a luz verde para sua entrada na última Conferência Ministerial e ingressou na organização em 21 de agosto, destacou Okonjo-Iweala em comunicado.

Timor-Leste solicitou sua adesão à organização em 2015.  A diretora-geral celebrou o facto de que a entrada no organismo, uma instituição chave no sistema global de comércio, coincida com o 25º aniversário da independência do país lusófono.

“A OMC pode ajudar a desenvolver o potencial de Timor-Leste, acompanhando o seu objetivo de diversificar sua economia e complementando seus esforços para ingressar na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)”, destacou a nigeriana.

A recente entrada de dois novos membros na organização, os primeiros em oito anos, “dá um voto de confiança à OMC e aos seus valores de abertura, transparência, boa governação e Estado de direito”, afirmou Okonjo-Iweala.
 

Other articles

Timor-Leste

Café de Timor-Leste na China com Marca MaoDianKafei

Timor-Leste

Timor-Leste e Sinopec em Contacto Sobre Desenvolvimento de Campo de Gás Greater Sunrise