O governo chinês enviou quatro grupos de 32 especialistas em agricultura para realizar atividades de assistência em São Tomé e Príncipe desde que os dois países restabeleceram relações diplomáticas, em dezembro de 2016.
“Com base na experiência da China no alívio da pobreza, construímos a primeira aldeia de demonstração na comunidade de Caldeiras, localizada na área central do distrito de Lobata, em São Tomé e Príncipe, para ajudar os agricultores a aumentar os seus rendimentos através da plantação de vegetais e avicultura”, disse Duan Zhenhua, líder dos especialistas, à agência Xinhua.
Os agricultores cultivam uma variedade de vegetais, como tomate, couve, repolho e pimentas, introduzidas por especialistas chineses, enquanto aprendem técnicas avançadas de cultivo e gerenciamento de vegetais, especialmente a construção de estufas de vegetais.
Considerando que a alta temperatura e ah umidade causam sérias pragas e doenças vegetais, essa estufa especialmente projetada para a população local tem as vantagens de abrigo contra a chuva, ventilação ou economia de água, o que aumentou muito a produção de vegetais.
Na aldeia de Caldeiras, em apenas dois anos, três famílias de demonstração de plantio de hortaliças produziram um total de cerca de 32.550 quilos de hortaliças, como tomates, pimentos e couve chinesa, com uma rendimento médio anual de USD 8.075 por família, e 10 famílias demonstrando a criação de galinhas poedeiras tiveram um rendimento médio anual de USD 1.707.
“Nosso trabalho de assistência na vila de Nova Moça foi totalmente implementado, abrangendo pecuária, hortaliças, agricultura e cultivo, energia rural e outras áreas, o que ajudará mais agricultores a sair da pobreza no futuro”, disse Duan.
Desde 2006, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China enviou 87 equipes agrícolas de alto nível e 883 especialistas para 36 países africanos, treinou cerca de 100.000 estudantes locais e transmitiu quase 1.000 tecnologias aplicáveis, fazendo contribuições importantes para os esforços dos agricultores africanos para sair da pobreza e levar uma vida melhor.