A ex-Presidente brasileira Dilma Rousseff recebeu do Presidente chinês a mais alta condecoração chinesa para estrangeiros, a Medalha da Amizade, em reconhecimento pelas suas contribuições para a cooperação entre Brasil e China
A atual líder do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Rousseff, foi condecorada com a Medalha da Amizade pelo presidente chinês Xi Jinping, numa cerimónia a 13 de setembro para marcar o 75º aniversário da fundação da República Popular da China.
A distinção reconhece as contribuições de Dilma Rousseff para o fortalecimento das relações entre Brasil e China, além da sua atuação em promover a cooperação entre os países do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China), destaca reportagem do site Global Times.
Durante seu mandato como presidente do Brasil, Dilma Rousseff manteve laços próximos com o governo chinês, facilitando acordos de cooperação económica e diplomática.
Agora, à frente do NDB, Dilma Rousseff tem trabalhado na promoção de parcerias e desenvolvimento sustentável entre os países do BRICS, o que reforça sua relevância no cenário global.
Segundo o professor Jiang Shixue, do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Xangai, a homenagem a Dilma Rousseff não apenas destaca suas realizações, mas também simboliza o compromisso contínuo entre China e Brasil.