Quarenta e quatro instituições de ensino superior estiveram em Macau para promover o intercâmbio entre academias chinesas e dos países de Língua Portuguesa, sobretudo no domínio do ensino do da língua portuguesa.
A Aliança para a Formação de Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa, que promoveu a terceira edição do Fórum de Reitores de Instituições de Ensino Superior da China e dos Países de Língua Portuguesa, é composta pela Universidade de Macau, pela Universidade Politécnica de Macau, pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, pela Universidade da Cidade de Macau e pela Universidade de São José.
Durante dois dias, este encontro, promovido pela Aliança para a Formação de Quadros Bilingues Qualificados nas Línguas Chinesa e Portuguesa, juntou representantes de 44 instituições do ensino superior do interior da China, de Macau e dos países de Língua Portuguesa (incluindo a Guiné Equatorial).
O programa do evento focou-se igualmente no fortalecimento do ensino do idioma luso no território chinês, a fim de intensificar a cooperação no domínio da educação e da investigação científica e tecnológica.
No evento participou a Universidade do Porto, liderada pelo Reitor, António de Sousa Pereira. Em comunicado, a universidade portuguesa afirmou que o fórum “constituiu uma oportunidade privilegiada para o estreitamento das relações com o vasto mundo académico chinês”.
A delegação portuguesa ficou também a “conhecer alguns progressos da academia macaense na área da Inteligência Artificial, bem como um pioneiro sistema automático de tradução de Português para Chinês que tem estado a ser desenvolvido pelo Centro de Computação da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau”, adianta.
No seguimento da sua participação no fórum, o Reitor da U.Porto visitou também a Guangdong University for Foreign Studies, em Cantão, com a qual a U.Porto estabeleceu um protocolo que permitiu a criação, em 2019, do Instituto Confúcio do Porto.
Uma segunda comitiva da Universidade do Porto esteve na China para participar na maior feira de recrutamento de estudantes daquele país, que decorre até 2 de novembro, nas cidades de Guangzhou, Xangai, Chengdu e Pequim.