Fundo Ligado à Fosun Capta na Ásia Investidores para BCP e Fidelidade com Vistos Gold

O Aster Golden Future Portugal Fund,  ligado à Fosun, está a angariar investidores na Ásia, sobretudo na China, para investir no BCP e na Fidelidade, de que o grupo chinês é accionista, investimento que permite aceder ao Visto Gold português.
Na apresentação aos investidores a que a Lusa teve acesso, que está a ser feita na China mas também a investidores de Coreia do Sul e Singapura, o fundo Aster refere que os investidores têm de investir no mínimo 500 mil euros e cumprir os requisitos para acederem ao Visto Gold.
A apresentação dá ainda informações sobre Portugal, como serviços públicos, custos de escolas privadas e vantagens fiscais e indica que há facilidade em imigrantes chineses se integrarem.
O fundo Aster é gerido pela STAG Fund Management e tem como consultor de investimentos a Fosun International Assets Management (empresa do Grupo Fosun).
A apresentação aos investidores explicita o plano de alocação do capital, que passa sobretudo por investir na Fidelidade (60% do valor) e no BCP (30% do valor) e a perspetiva de altas taxas de rentabilidade (cerca de 9 e 8%, respetivamente).
A sociedade gestora STAG disse à Lusa que a gestão do fundo e as decisões de investimento lhem cabem “exclusivamente” e que “atua de forma independente” no “melhor interesse dos seus investidores e em cumprimento com a legislação e normas vigentes”. Acrescentou que analisa os temas de conflitos de interesse zelando “pelo melhor interesse dos investidores”.
Sobre a Fosun, a STAG afirmou que esta “atua exclusivamente na qualidade de consultor (investment advisor) do fundo”.
O grupo chinês Fosun detém em Portugal a Fidelidade (85% do capital), a Luz Saúde (detida pela Fidelidade) e 5% da REN (através da Fidelidade). É o maior acionista do BCP, com cerca de 20%.
A Fosun tinha cerca de 25% do capital do BCP, mas no início do ano vendeu parte das ações detidas e desde então os mercados têm especulado que o grupo chinês pondera reduzir mais a participação no banco.
A autorização de residência em Portugal, ou Visto Gold, deixou de ser emitida por meio de compra de casa, mas mantém-se para outras atividades de investimento, como subscrição de unidades de participação em fundos de investimento.

Other articles

Portugal

Presidente de Portugal Defende Continuação de Macau como “Cruzamento de Culturas”

Portugal

Empresa de Macau Leva Produtos Aromáticos Portugueses Para Mercado Chinês