O Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia de Macau (FDCT) abriu candidaturas a projetos de promoção do intercâmbio de entidades e trabalhadores de Macau com o exterior em matéria de ciência e tecnologia.
O prazo para candidaturas ao programa de “Apoio Financeiro para Cooperação em Ciência e Tecnologia com o Exterior” decorre de 1 e 30 de abril, segundo o FDCT.
Os destinatários são instituições de ensino superior públicas ou instituições médicas públicas da RAEM; instituições de ensino superior privadas constituídas nos termos da lei da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM); Entidades privadas sem fins lucrativos constituídas nos termos da lei da RAEM; empresários ou empresas comerciais registadas na RAEM.
O montante máximo requerido: não pode exceder 5 milhões de patacas (cerca de EUR 565 mil) e prevê-se concessão a fundo perdido.
Serão apoiados projetos de investigação que promovam a cooperação de Macau com o exterior em colaboração com instituições estrangeiras elegíveis.
Para a categoria de investigação internacional em colaboração, um dos critérios prevê que a instituição estrangeira assuma o papel de “Instituições de ensino superior, institutos de investigação científica ou empresas comerciais estabelecidas por lei nos países de língua portuguesa que participam no Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau)”