Governo de Portugal Atribui Postumamente Medalha de Mérito a Wu Zhiwei

O governo de Portugal atribuiu ao empresário e filantropo de Macau Wu Zhiwei, a título póstumo, a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas.

A distinção ao empresário, falecido em janeiro, foi atribuída no dia 27 de Agosto no Consulado de Portugal em Macau, numa cerimónia presidida por José Cesário, secretário de Estado das Comunidades de Portugal e pelo cônsul-geral Alexandre Leitão.

A cerimónia contou com a presença da família de Wu Zhiwei, tendo a sua viúva recebido a condecoração, entregue em reconhecimento pelo contributo na promoção do desenvolvimento das relações de amizade entre Portugal, países lusófonos, Macau e China.

A cerimónia contou com o Vice-Presidente do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Ho Hau Wah, do Vice-Director do Departamento de Coordenação do Gabinete de Ligação do Comité Central do Partido Comunista da China em Macau, Wang Jianfeng, entre outras altas individualidades da política, negócios e  indústria.

José Cesário salientou que o Wu Zhiwei foi um empresário e filantropo de sucesso e empenhado nas relações de amizade entre os países lusófonos e a China. A sua visão e as suas notáveis ​​contribuições tiveram um impacto profundo e projetam-se para o futuro, afirmou o governante português.

Além dos apoios que foi concedendo ao longo dos anos às comemorações do 10 de junho, Dia de Camões e das Comunidades, Wu Zhiwei apoiou também instituições de ensino em Portugal, como a Universidade Católica Portuguesa, e culturais, como o Instituto Português do Oriente.

Foi também com o seu apoio que foi publicado recentemente o primeiro guia de investimento dos países de língua portuguesa, em chinês, envolvendo diversas entidades ligadas à legislação e divulgação cultural em Macau e Portugal.

Entre as muitas e prestigiadas entidades a cuja direcção esteve ligado, encontra-se a Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), de que foi representante em Macau, a Câmara de Comércio e Indústria Chinesa (CCILC), a PORCHAM – Câmara de Comércio Portuguesa na China e a Associação Comercial de Macau.

Bastante exemplar da sua dedicação a esta causa das relações Portugal-China foi o facto de, durante o período de pandemia, Wu Zhiwei ter sido o primeiro empresário português a fornecer equipamentos de proteção a todas as missões diplomáticas portuguesas na China.

Figura muito respeitada em Macau, Wu era membro do Conselho Eleitoral do Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau e membro do Comité Permanente do Comité Provincial de Anhui da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

Em novembro de 2023 foi agraciado na VIII Gala da CCILC com o Prémio de Mérito Empresarial “One Belt, One Road”.

Em Portugal e na região de Alenquer, Wu transformou a Quinta da Marmeleira, uma vinícola nos arredores de Lisboa, numa produtora e exportadora de vinhos de alta qualidade, inclusive para alguns dos restaurantes mais renomados de Macau.

 

Other articles

Macao

Autoridade Monetária de Macau Aberta a Fundos que Captem Investidores do Estrangeiro

Macao

Grupo Chinês Haishan Estabelece-se em Macau para Lançar-se nos Países Lusófonos