O vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, coordenador dos Assuntos Económicos e Ministro do Turismo e Ambiente, Francisco Kalbuadi Lay, afirmou que o seu país atribui “elevada importância” ao Fórum de Macau e aos seus planos de cooperação.
Lay efectuou uma visita ao Secretariado Permanente do Fórum de Macau no dia 27 de Março, reunindo-se com o secretário-geral Ji Xianzheng, que apresentou as perspectivas de trabalho para o ano de 2025, segundo nota do Governo de Macau.
O vice-primeiro-ministro timorense, adianta, “apontou que o Governo de Timor-Leste tem atribuído elevada importância ao Fórum de Macau e reiterou o seu firme compromisso em continuar a apoiar activamente a implementação do Plano de Acção para a Cooperação Económica e Comercial (2024-2027) e os trabalhos pertinentes do Secretariado”.
“Expressou, ainda, o desejo de que, através do mecanismo multilateral do Fórum de Macau e do papel de Macau como Plataforma, se possam reforçar as relações de cooperação em diversas áreas entre Timor-Leste, o Interior da China e Macau”, refere a nota.
A delegação de Francisco Kalbuadi Lay visitou ainda o Pavilhão de Exposição da Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Estiveram igualmente presentes outros membros do Secretariado Permanente, designadamente a secretária-geral adjunta, Xie Ying; o secretário-geral adjunto, Danilo Afonso Henriques; a coordenadora do Gabinete de Administração, Li Xiaohui, e o delegado de Timor-Leste, António Ramos da Silva, entre outros.