Grupo Chinês Caizi Investe USD 1.000 Milhões em Timor-Leste

O Grupo Caizi da China vai investir USD 1.000 Milhões em Timor-Leste, ao abrigo de um acordo-quadro de investimento assinado com o delegado timorense junto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau.

O acordo, assinado a 24 de janeiro em Macau, prevê a implementação de diversos projetos nos setores do comércio, habitação, hotelaria, indústria, turismo, agricultura e aquacultura. Entre as iniciativas previstas destaca-se a criação do Centro Comercial Dili-Caizi, que incluirá um edifício-sede da empresa, um hotel, um centro de convenções e um bairro residencial.

Para assegurar a concretização e a eficiência da parceria, será estabelecido um grupo de trabalho conjunto para a coordenação e promoção dos investimentos. Este mecanismo permitirá a monitorização regular da execução dos projetos e a troca de informações sobre o progresso da cooperação.

O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) é uma plataforma intergovernamental criada em 2003 pelo governo da República Popular da China, em cooperação com os países de língua portuguesa, com o objetivo de promover o comércio, o investimento e a cooperação económica entre a China e os Estados-membros do Fórum.

 

Other articles

Timor-Leste

Timor-Leste Inicia Voos Diretos para a China em Fevereiro

Timor-Leste

China Reforça Cooperação com Timor-Leste