Grupo Japonês Hanwa Compra Minerais Raros de Mina em Angola

 

O grupo japonês Hanwa assinou um acordo com a mineira Pensana para comprar minerais raros da mina de Longonjo, em Angola, estando ambos a avaliar uma “cooperação mais aprofundada”, incluindo investimentos em novos projectos.

O acordo, conforme anunciaram as partes, prevê a compra de até 20.000 t-tpa de carbonato de minérios raros misturados da mina Longonjo, ao longo de 5 anos.

“O Hanwa e a Pensana vão cooperar na comercialização e na distribuição a nível global e no desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento estratégica e sustentável para materiais metálicos de íman”, adiantam as partes.

O grupo japonês “está a considerar uma cooperação mais aprofundada com a Pensana, incluindo um investimento em projetos a montante e a jusante, com o objetivo de fornecer materiais metálicos de magneto de carbono baixos para os clientes e parceiros futuros do Hanwa”, refere ainda o comunicado.

O Hanwa Co., Ltd comercializa uma gama diversificada de mercadorias, incluindo produtos de aço, metais não ferrosos, alimentos, petróleo e produtos químicos, madeiras, máquinas e mais recentemente está focado em metais e produtos químicos para veículos elétricos.

Tem uma capitalização bolsista de 215,9 mil milhões de ienes e reportou vendas líquidas de mais de 2.400 mil milhões de ienes no ano fiscal de 2023-2024.

Segundo o comunicado, o Hanwa irá também considerar a prestação de apoio financeiro e estudará conjuntamente oportunidades de apoio das instituições governamentais e financeiras para os vários projetos da Pensana, que incluem a expansão de Coola e Sulima oeste, as instalações de separação e o projeto de metalização.

“Vemos este memorando como o caminho para a finalização de um acordo de longo prazo entre a Pensana e o Hanwa, garantindo que os produtos de metal magnético de alta qualidade com benefícios líderes de ESG estão disponíveis para os clientes globais da Hanwa”, afirmou o grupo japonês.

Paul Atherley, presidente da Pensana, congratulou-se pelo trabalho conjunto para “estabelecer um fornecimento sustentável e sustentável de produtos de metal magnético de alta qualidade das nossas operações Longonjo em Angola”.

Hanwa está entre os maiores comerciantes de mercadorias de metais e produtos químicos especificamente na região asiática, e tem uma longa história de negociação com produtores globais de metais e produtos químicos.

A sua equipa de baterias tem vindo a expandir intensamente os seus minerais criticamente importantes, incluindo não só dos metais-chave para cátodos de bateria, mas também grafite (natural e sintético), silício e massa preta para anodos de bateria, materiais de terras raras e produtos de reciclagem.

 

Other articles

Angola

Embaixada Chinesa em Luanda Avalia Presença Empresarial no País

Angola

Presidente Angolano Rejeita Novos Empréstimos Chineses Garantidos por Petróleo