O voo 8G881, proveniente da capital de Timor-Leste, Díli, aterrou em Xiamen na sexta-feira, marcando a abertura oficial da primeira rota aérea direta de passageiros entre a China e Timor-Leste.
As rotas de passageiros entre Xiamen, no leste da China, e Díli serão operadas pela Dili Air, com dois voos de ida e volta por mês durante o período de operação experimental, de fevereiro a abril deste ano.
A duração do voo só de ida é de cerca de 5,5 horas. A partir de maio, haverá um voo semanal de ida e volta a ligar os dois destinos.
Anteriormente, os passageiros chineses que viajavam para Timor-Leste tendiam a selecionar viagens em trânsito via Indonésia ou Singapura. Esta opção demorava 10 horas ou mais, e por vezes até dois dias.
O Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, afirmou que a escolha do aeroporto de Xiamen para esta ligação directa reflecte a forte presença da comunidade chinesa em Timor-Leste, predominantemente originária da província de Fujian.
A Air Dili foi fundada em julho de 2018, mas só em maio de 2023 com uma aeronave alugada Airbus 320 da Bangkok Airways iniciou a operação para Bali (Indonésia) e em fevereiro de 2024 para Singapura.
A rota aérea direta de passageiros deverá impulsionar as trocas económicas e comerciais, bem como os laços turísticos, entre as duas cidades.