O número de marcas de automóveis chinesas no mercado brasileiro deverá duplicar nos próximos meses, com a chegada de novos modelos produzidos pelos grupos GWM e Chery, entre outros.
De janeiro a julho o mercado brasileiro importou 94.616 veículos leves eletrificados, superando os 93.927 de todo o ano passado, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico. A BYD liderou, com 25.692 veículos, seguida pela GWM, com 4.085. Chery e JAC também já estão presentes no Brasil.
De acordo com a revista Exame, parte significativa dos fabricantes chineses já considera a instalação de fábricas no Brasil.
A Neta chegará ao Brasil até o fim deste ano, apostando no mercado de SUVs. A marca escolheu o Neta X 100% elétrico para estrear no país. O modelo chega ao Brasil em três versões: 400, 500 e 500 Luxury. A autonomia da bateria foi homologada pelo Inmetro e permite rodar até 317 Km sem a necessidade de carregamento.
Além deste SUV médio, a Neta trará o Aya, também elétrico, porém mais compacto, com preço em torno de 130.000 reais, dependendo da versão. Outra aposta é o Neta GT, um coupé de duas portas, com uma aceleração de zero a 100 Km por hora em 3,7 segundos. Entra n um mercado com pouca concorrência no Brasil. O carro deve chegar até janeiro de 2025, mas já está em processo de homologação.
No início de 2025, a também chinesa Omoda estreará o SUV compacto Omoda 5 em versão elétrica. Logo após, serão lançadas duas versões híbridas do Omoda 5, além da marca-irmã Jaecoo, com o J7, um SUV médio. Ambas pertencem ao grupo Chery, mas atuarão de forma independente no país.
A Omoda tem um foco em carros mais sofisticados e tecnológicos, voltados para um público jovem. Já a Jaecoo foca em off-road e SUVs para diversos tipos de terrenos. As montadoras afirmam que, no próximo ano, os carros terão fabricação nacional. Os preços também ainda estão em definição.
A GWM vai trazer para o Brasil duas novas marcas que fazem sucesso na China. A divisão de off-road Tank desembarcará aqui no primeiro trimestre do próximo ano, com três modelos, começando pelo Tank 300, um 4×4 robusto.
Outra marca que chega em 2024 é a Wey, focada em luxo. O modelo escolhido para o Brasil deve ser o Wey 5, na versão híbrida plug-in, competindo com BMW e Audi.