Moçambique com Três Novas Exportações Agrícolas Para o Mercado Chinês

Moçambique poderá exportar mais três produtos agrícolas para o mercado chinês, nomeadamente macadâmia, feijão-boer e castanha de caju, ao abrigo de um acordo bilateral.

O acordo foi rubricado no âmbito da visita que o Presidente da República moçambiacano, Filipe Nyusi, está a efectuar à República Popular da China. Do lado moçambicano, o acordo foi rubricado pela embaixadora Maria Gustavo, e da parte chinesa pelo embaixador deste país em Moçambique, Wang Hejun.

O entendimento, com validade de três anos, e de renovação automática, enquadra-se no acordo que Moçambique tem com a China e que prevê a exportação, livre de taxas, de 400 produtos nacionais para este país asiático.

Durante a sua visita, o Chefe do Estado moçambicano participa, em Beijing, na 9.ª cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) na sequencia de um convite formulado pelo seu homólogo chinês, Xi Jinping.

Durante a Cimeira, os Chefes de Estado irão avaliar os progressos registados na implementação do Plano de Acção 2022-2024 da 8ª conferência ministerial do FOCAC, que teve lugar em Dakar, Senegal, bem como aprovar a Declaração e o Plano de Acção 2025-2027, que irão orientar a cooperação China-África nos próximos três anos.

 

 

Other articles

Mozambique

Índia e China no Top-3 de Destinos de Exportações Moçambicanas

Mozambique

Moçambique Quer Financiamento Chinês para Sistemas de Aviso Prévio