Moçambique Quer Financiamento Chinês para Sistemas de Aviso Prévio

Moçambique pretende beneficiar, nos próximos anos, de financiamento da China para materializar o seu Roteiro Nacional sobre Sistemas de Aviso Prévio, segundo o director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

O roteiro foi lançado em agosto pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, no âmbito da iniciativa “Aviso Prévio para Todos” do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Segundo o director do INAM, Adérito Aramuge, que integra a delegação moçambicana que participa na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), a janela de financiamento surge na sequência do lançamento pela China, à margem da COP29, do Plano Estratégico de Aviso Prévio para Todos 2025- 2027.

O Plano prevê na sua abordagem apoiar os países em via de desenvolvimento para a materialização dos seus roteiros nacionais e Moçambique está na lista dos 30 países elegíveis para acederem aos fundos ligados aos sistemas de aviso prévio.

“O passo a seguir face ao lançamento deste plano é Moçambique, através do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), aproximar-se à China e colher mais detalhes sobre como deve proceder para aceder e beneficiar de alguma ajuda no quadro das actividades já delineadas”, explicou Adérito.

A COP29 decorre de 12 a 22 de novembro em Baku, Azerbaijão.

 

Other articles

Mozambique

Moçambique Formaliza Concessão Portuária de Chongoene à Desheng Port

Mozambique

Presidente moçambicano Espera “Fortalecimento Contínuo” da Cooperação com a China