Novo Governo em Portugal Mantém Proibição de Uso de Equipamentos 5G Chineses

O novo governo em Portugal indicou que manterá a proibição da administração anterior sobre o uso de equipamentos chineses por empresas de telecomunicações nas suas redes 5G.

“Há certas políticas que devem ter continuidade e a segurança é uma delas,” disse o Ministro das Obras Públicas, Miguel Pinto Luz, à emissora NOW.

Em maio de 2023, na governação socialista anterior, o conselho de cibersegurança (CSSC) de Portugal proibiu equipamentos chineses das redes móveis 5G de alta velocidade, bem como das plataformas 4G utilizadas como base para a nova tecnologia.

O CSSC é um órgão consultivo do primeiro-ministro e sua decisão foi um golpe nos esforços da gigante tecnológica chinesa Huawei para entrar no mercado de 5G em Portugal e possivelmente ampliar contratos existentes. Em setembro, a Huawei entrou com um processo em um tribunal de Lisboa contra a medida da CSSC.

Pinto Luz disse que o grupo de trabalho que apoiou a posição da CSSC destacou a necessidade de tornar o sistema de telecomunicações “menos permeável” a potenciais ameaças.

Reconheceu ainda que Portugal estava a adotar uma postura mais rigorosa do que alguns países europeus e mais alinhada com os Estados Unidos, mas disse que o “mundo mudou… e há uma guerra económica e geopolítica em constante crescimento entre os dois polos”.

Os principais operadores de telecomunicações de Portugal, Altice, NOS e Vodafone, já afirmaram que não utilizariam a tecnologia da Huawei nas redes centrais de 5G, mas ainda teriam que descartar os equipamentos em toda a sua infraestrutura.

Um estudo realizado pela consultora EY para a Huawei, divulgado na segunda-feira, estimou que a exclusão da tecnologia chinesa poderia custar à economia mais de EUR 1.000 milhões, incluindo EUR 339 milhões em custos de substituição.

No entanto, o ministro minimizou a projeção, dizendo que os operadores teriam “uma ampla margem de tempo” para substituir o equipamento.

 

Other articles

Portugal

Portugal Procura Captar Investimento Chinês na Feira Internacional de Comércio de Serviços da China 

Portugal

Quinta da Marmeleira Participa em Evento de Promoção de Vinhos de Alenquer, Portugal