A visita do chanceler chinês Wang Yi a África reforçou a cooperação China-África, promovendo intercâmbios culturais, desenvolvimento verde e parcerias agrícolas, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun.
Guo Jiakun afirmou que a visita dá continuidade à tradição de chanceleres chineses realizarem a primeira viagem do ano a África, há 35 anos consecutivos.
Destacou ainda que foram alcançados novos consensos e resultados concretos em torno das seis iniciativas conjuntas para promover a modernização China-África e dez ações de parceria, apresentadas pelo presidente Xi Jinping na Cúpula de 2024 do Fórum de Cooperação China-África.
Guo enfatizou que China e África “compartilham o sonho da modernização e que não haverá modernização global sem a modernização da África”, referiu o Ministério.
A visita também consolidou esforços conjuntos da China e da África para fortalecer o desenvolvimento do Sul Global, além de promover a construção de um sistema de governança global justo e equitativo, referiu.
Ainda destacou que as relações China-África estão na vanguarda e certamente se tornarão um exemplo na construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.