A Petrobras anunciou uma nova descoberta de petróleo num poço no seu campo offshore de Búzios, operado com parceiros chineses, a CNOOC e a CNPC.
A Petrobras informou em comunicado que o petróleo foi encontrado no poço 9-BUZ-99D-RJS, na região oeste de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, sem adiantar detalhes sobre a dimensão da descoberta.
“Trata-se de uma nova acumulação numa zona mais baixa do que o reservatório principal”, disse a Petrobras, acrescentando que a descoberta reafirma o potencial do pré-sal do campo de Búzios, referindo-se a uma camada na formação rica em petróleo na costa brasileira.
Búzios é o segundo maior campo do Brasil em produção, atrás do campo de Tupi, ambos na Bacia de Santos.
Testes realizados a uma profundidade de 5.600 metros confirmaram a presença de depósitos de petróleo, disse a empresa, acrescentando que irá realizar mais análises laboratoriais.
A Petrobras detém uma participação de quase 90% no projeto, cabendo o restante aos parceiros chineses.
Na semana passada, a CNOOC Limited anunciou que o seu projeto Búzios7, localizado na Bacia de Santos, na costa sudeste do Brasil, iniciou a produção em segurança.
Com uma profundidade de água de 1.900 a 2.200 metros, o campo petrolífero de Búzios é o maior campo petrolífero de águas profundas do pré-sal do mundo.
Com Búzios7 em funcionamento, o campo petrolífero deverá produzir até 1 milhão de barris de crude por dia no segundo semestre de 2025, afirmou.