O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, deslocou-se à província chinesa de Hunan com objectivo de estabelecer novas parcerias, informou o Governo timorense.
Durante a visita, que termina na quinta-feira, Xanana Gusmão vai apresentar às autoridades de Hunan vários projetos de cooperação para vários municípios de Timor-Leste, incluindo nas áreas da agricultura, pecuária e pescas.
O objetivo é o de estabelecer novas parcerias com Hunan, segundo a informação disponibilizada pelo Governo timorense na sua página oficial.
O primeiro-ministro timorense viajou acompanhado dos ministros da Administração Estatal, Tomás Cabral, do Planeamento Estratégico, Gastão Francisco de Sousa, e pelos presidentes das autoridades municipais de Baucau, Ainaro, Manatuto, Covalima e Manufahi.
No domingo, o primeiro-ministro timorense visitou o Instituto de Geologia de Hunan para explorar oportunidades de cooperação científica e técnicas, estando também previsto visitar até quinta-feira o Parque Industrial, o Centro Internacional de Exposição de Fogo de Artifício e a cidade industrial inteligente de uma empresa.
“Aquelas visitas pretendem identificar oportunidades de investimento e transferência de conhecimento para Timor-Leste”, acrescenta o Governo.
A relação de cooperação entre Timor-Leste e a província de Hunan tem vindo a intensificar-se nos últimos 11 anos e abrange os setores do turismo, cultural, educação, agricultura e aquacultura, principalmente com Manatuto, a leste de Díli, e município onde nasceu Xanana Gusmão.