Trocas Comerciais Entre África e China Sobem 6,4% Até Julho

As trocas comerciais entre África e China subiram 6,4% nos primeiros sete meses do ano, segundo dados da Administração Geral das Alfândegas chinesa.

Segundo o diretor do departamento de estatística e análise da Administração Geral das Alfândegas, Lyu Daliang, citado pela Africanews, o comércio de bens intermédios registou um crescimento anual de 6,4% nos primeiros sete meses deste ano, representando 68% do valor total do comércio bilateral”.

Este incremento, referiu, “ajudou África no seu processo de industrialização e diversificação económica”.

“Há muito que a China está empenhada em aprofundar a cooperação económica e comercial China-África, com laços industriais cada vez mais estreitos”, frisou Lyu Daliang, em vésperas do início do Fórum de Cooperação China-África, em Pequim de 04 a 06 de setembro.

Em 2023, as transações entre a China e o continente africano ascenderam a 282 mil milhões de dólares, um recorde absoluto.

Os chineses beneficiam do comércio com o continente africano principalmente pela importação de matérias-primas, metais e petróleo, a que se juntam produtos como os frutos secos, vegetais, flores e frutas, enquanto os africanos usufruem das importações de carros elétricos, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos, adianta a Africanews.

A China cimenta assim a sua posição de principal parceiro comercial de África pelo décimo quinto ano consecutivo.

 

Other articles

Angola

Embaixada Chinesa em Luanda Avalia Presença Empresarial no País

Angola

Presidente Angolano Rejeita Novos Empréstimos Chineses Garantidos por Petróleo