A Universidade de São José (USJ) e o Grupo Marmeleira assinaram dois acordos de cooperação, para promover o desenvolvimento da agricultura verde e trocas culturais entre a China e Portugal, a par do intercâmbio académico na Grande Baía.
Permitindo criar aproximadamente 100 vagas de estágio por ano, os dois acordos foram assinados pelas executivas da Quinta da Marmeleira, Lao Chao Peng e Carmen Wu, e responsáveis da USJ, na presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e do Presidente da Federação da Indústria e Comércio de Macau, Ho Jinglin, entre outros.
O primeiro acordo de cooperação entre a USJ e o grupo, que exporta vinhos produzidos numa quinta nos arredores de Lisboa, visa promover o desenvolvimento da agricultura verde e o intercâmbio cultural entre a China e Portugal, e o segundo e o intercâmbio académico e a cooperação na Grande Baía e nos assuntos internacionais.
Lao Chao Peng, CEO da Quinta da Marmeleira, afirmou que o acordo visa aproveitar as vantagens da plataforma de Macau para proporcionar aos estudantes oportunidades de estagiar em Portugal e experimentar a vida agrícola.
Prevê-se a realização de três estágios por ano, com cerca de 30 a 35 vagas para os alunos na Quinta em Portugal, de forma a vivenciarem e aprenderem a tecnologia de cultivo da uva e linhas de produção de vinho em diferentes épocas. O programa deverá permitir aos estudantes aprofundar a sua compreensão do desenvolvimento agrícola verde e promover o intercâmbio cultural sino-português.
Além de poderem aprender sobre a cadeia industrial de uma propriedade vinícola, desde a plantação da uva até à vinificação, mistura e vendas, a par do desenvolvimento das indústrias verdes, os alunos serão parte do intercâmbio cultural entre a China e Portugal, e do papel e o contributo que os jovens de Macau devem desempenhar no desenvolvimento da Região Administrativa Especial.
A Quinta da Marmeleira ocupa a vice-presidência da a PORCHAM – Câmara de Comércio Portuguesa na China e a Associação Comercial de Macau e tem-se apoiado ao longo dos anos relevantes actividades de promoção cultural entre China, Macau e países de língua portuguesa.
Ye Ziheng, diretor de formação corporativa e desenvolvimento de projetos da Escola de Negócios e Direito da Universidade de São José, destacou em declarações à imprensa que a Marmeleira tem muitos anos de investimento e experiência operacional em Portugal.
Sublinhou ainda a importância das instituições de Macau e Hengqin para proporcionar negócios e que a plataforma está aberta a pequenas e médias empresas de Macau ou da Grande Baía que tenham interesse em desenvolver-se em Portugal, bem como aos estudantes fazer intercâmbios nas novas energias, agricultura verde e desenvolvimento sustentável.
Também na presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, o falecido fundador da Quinta da Marmeleira, Wu Zhiwei, foi homenageado esta semana em Macau.