Vietname e Moçambique Firmam Acordos na Aquacultura, Energia e Recursos Minerais.

Vietname e Moçambique firmaram dois memorandos de entendimento nos domínios da aquacultura e de energia e recursos minerais.

Os dois acordos foram assinados após conversações oficiais entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o homólogo vietnamita, To Lam, na Presidência do Vietname.

Nyusi visitou o Vietname a convite do homólogo, que na sua intervenção de abertura das conversações oficiais considerou a ocasião muito importante para criar um novo impulso e promover ainda mais as excelentes relações de amizade tradicional e cooperação multifacetada entre os dois países.

Entre outros aspectos, o governante vietnamita deixou claro que o seu Governo e povo estão atentos aos desenvolvimentos de Moçambique, ao “admirar as conquistas que o povo moçambicano alcançou na manutenção da estabilidade, da solidariedade e da reconciliação nacional e na promoção de um grande potencial do desenvolvimento socioeconómico para construir um Moçambique próspero com um papel cada vez mais importante na arena internacional”.

A presença de Moçambique no Conselho de Segurança das Nações Unidas, como membro não-permanente para o biénio 2023-2024, foi outro dos aspectos referidos pelo Presidente Lam.

Sobre o assunto, elogiou o país por continuar a assumir, com sucesso, as suas responsabilidade neste fórum, contribuindo activamente para a paz e segurança na região e no mundo.

“As boas relações entre os dois países têm sido continuamente alimentadas e cada vez mais desenvolvidas no período actual”, afirmou o Presidente Lam.

Moçambique é visto pelo Vietname como um dos parceiros mais importantes não só no domínio político e diplomático, mas também na economia, comércio e telecomunicações.

 

Other articles

Mozambique

Índia e China no Top-3 de Destinos de Exportações Moçambicanas

Mozambique

Moçambique Quer Financiamento Chinês para Sistemas de Aviso Prévio