Xi Jinping Defende Aprofundamento de Relações com Moçambique e Guiné Equatorial

O Presidente chinês, Xi Jinping defendeu o aprofundamento de relações do seu país com Moçambique e Guiné Equatorial, em encontros em Pequim com Filipe Jacinto Nyusi e Teodoro Obiang.

No encontro na quarta-feira com Nyusi à margem da cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), Xi sublinhou que o próximo ano marcará o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas com Moçambique, e que espera que ambos os lados fortaleçam a parceria estratégica abrangente de cooperação bilateral.

A China está disposta a expandir a cooperação com Moçambique em áreas como infraestruturas, energia e recursos minerais, agricultura e economia digital, e apoiar a industrialização e diversificação económica de Moçambique, disse Xi.

Xi encorajou Moçambique a fazer pleno uso dos resultados da cúpula do FOCAC para expandir a cooperação econômica, comercial e de investimento com a China e impulsionar sua amizade.

Nyusi disse que Moçambique espera aprofundar a cooperação com a China em áreas como economia e comércio, agricultura, conectividade e segurança.

Durante a cúpula, os dois países assinarão documentos bilaterais em áreas como a exportação de feijão-guandu, nozes de macadâmia e castanha de caju para a China e a cooperação na comunicação social.

Xi Jinping, encontrou-se no mesmo dia e no Grande Palácio do Povo,  com o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

O Presidente chinês enfatizou que a China e a Guiné Equatorial são países amigos com relações bilaterais caracterizadas por confiança política mútua de alto nível, cooperação pragmática abrangente e profunda amizade entre os povos.

A China trabalhará com a Guiné Equatorial para apoiar firmemente, expandir a cooperação prática, aprofundar a cooperação em defesa e segurança, ajudar a facilitar o desenvolvimento diversificado da economia da Guiné Equatorial e abrir novas perspectivas para a parceria estratégica abrangente de cooperação entre os dois países, adiantou.

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, chegou quarta-feira a Pequim para participar na cimeira FOCAC.

A China enviou por diversas vezes ao arquipélago lusófono alimentos, veículos e suprimentos ao país africano, realizou quatro fases de assistência técnica em agricultura, pecuária, eletricidade e prevenção e tratamento da malária, também concluiu programas de manutenção de estradas e drenagem de comunidades residenciais, além de 60 projetos de habitação social.

 

Other articles

Brazil

China e Brasil Projectam Estreitamento de Relações

China

Empresas Agroalimentares na China com Novo Guia de Registo